BIOGRAFIA dos PADRES da PARÓQUIA

BIOGRAFIA dos PADRES da PARÓQUIA

.

.

.

Estamos iniciando a elaboração de uma pequena BIOGRAFIA dos Revmos Padres que serviram e servem à nossa Paróquia; mas paulatinamente. Se não encontrou informações desejadas, mantenha contato conosco clicando AQUI.  Se você tiver alguma informação, foto, relato, manuscrito, etc – e puder compartilhar conosco, ficaremos muito gratos.
As informações aparecerão neste post, pela ordem em que os Revmos Padres estiveram em nossa Paróquia.
Para conhecer aquela relação dos Revmos Padres, acesse AQUI

.

1898 • Padre Miguel Guilherme (até 1902)

Padre Miguel Guilherme foi o primeiro vigário da Matriz de Sant’Ana, em Sousas, em 1898. Foi também o primeiro vigário de Matriz de Santana de Rebouças, de 1914 a 1920. O Padre Miguel Guilherme foi também, o primeiro Pároco da Paróquia de Sant´Ana de Rebouças (Sumaré). Ele  passou a residir em Rebouças desde agosto de 1914, e em 11 de outubro desse ano tomou posse  da nova Paróquia, permanecendo até novembro de 1920. Na história daquela Paróquia, quase não há relatos de sua pessoa, a não ser algumas referências da vida religiosa da Paróquia durante o seu paroquiato. Ele assinava como “Pró-Vigário” e numa assinatura sua se lê “Padre Miguel de Guilherme”. Em 1919 ele assinava Cônego Miguel Guilherme. Permaneceu à frente da paróquia até 1920, quando foi substituído pelo Padre Antonio Maria Vieira. Apesar de longas pesquisas, não há mais informações sobre ele, nem muito menos uma fotografia. Uma curiosidade: parece que esse padre gostava de caçar. Sabe-se que ele tinha dois cachorros, sendo um deles perdigueiro de nome Guarani. Nossa Paróquia (Rebouças-Sumaré) publicou em 2014 um livro para comemorar seus 100 anos. Nesse livro encontram-se essas informações. Em Sumaré há uma rua com o nome Padre Miguel Guilherme, localizada no Bairro Jardim Bela Vista.O livro é de autoria do Prof. Francisco Antonio de Toledo (Chico Toledo). Co-fundador do Centro de Memória de Sumaré. Contribuição: Prof. Francisco Antonio de Toledo (Chico Toledo). Co-fundador do Centro de Memória de Sumaré, fornecida aos 21/04/2021.

Padre Miguel Guilherme Nome de Rua Decreto 1909

;

1903 • Padre Francisco de Campos Barreto

Março 1903 a dezembro 1904, posteriormente Bispo de Campinas

 

 

in:

arquidiocesecampinas.com/clero/dom-francisco-de-campos-barreto/

santanasousas.com.br/vocacoes-de-sousas-e-joaquim-egidio/

pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Campos_Barreto

.

1909 • Cônego Samuel Fragoso

 

Natural de Campinas (1879) e ordenado em Pouso Alegre em 1902(*), também veio com Dom Nery para prestar serviços na Nova Diocese como “Mestre de Cerimônias”, desde 1908. Entre outros encargos, foi vigário de Araras e primeiro Pároco de Capivari. Em 1925, deixa a Diocese de Campinas, renunciando ao Canonicato. Faleceu no Rio de Janeiro em 06/06/1933.

Assumiu o exercício em 31 de janeiro de 1919. Inaugurou a 20 de janeiro de 1920 o serviço de iluminação das duas torres, obtido gratuitamente a seu pedido. Sua passagem ficou assinalada também pela substituição do assoalho antigo por um ladrilho de mosaico, reforma do telhado que já vinha dos tempos do primeiro vigário e pintura externa da igreja. Foi pároco até outubro de 1924.  8º Pároco da Paróquia N. Sra. do Carmo, de 1919 a 1924 – hoje Brasílica do Carmo)

 

Fontes:

  • http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/parocos.htm
  • Monografia histórica elaborada por um terceiro carmelitano, para comemorar o segundo centenário da cidade. Pró Aris et Focis – Da matriz velha da Conceição à nova matriz do Carmo – 1739 a 1939. Campinas: Livraria Jurídica, 1986 (reimpressão histórica).
  • Vários Autores. Arquidiocese de Campinas: subsídios para sua história.Campinas: Komedi, 2004.
  • http://www.arquidiocese-pa.org.br/arquidiocese/padres-falecidos/ indica data de ordenação em 29/01/1901

.

1905 • Padre Francisco Maria Terlizzi

Por duas vezes esteve em Fortaleza o Padre Francisco Terlizzi, natural de

Bitonto, diocese de Bari, Itália. Em sua primeira vinda à capital cearense permaneceu por

seis meses, e, em numa outra, por dois anos. Foi professor de Filosofia

(in http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2596/1/2012_Dis_JBANDRADEFILHO.pdf)

… Vicente Cândido Figueira de Sabóia (1835-1909), o Visconde de Sabóia, foi professor, médico e diretor da Faculdade do Rio de Janeiro. Sua obra visa combater o materialismo e demonstrar que as teses fundamentais da filosofia espiritualista não contradizem as descobertas científicas. A representação dessa obra, entre questões éticas, psicologia racional, imortalidade da alma, livre arbítrio, natureza da liberdade e combate aos sofismas, é o traço que o posiciona entre as principais obras de filosofia brasileiras… Entre outros representantes inspirados na filosofia escolástica, estão: Mons. Sentroul, professor na Faculdade de Filosofia e Letras (SP), que aprimora seus estudos e produz uma obra de relevância, o Tratado de Lógica, em 1909; Pe. Francisco Maria Terlizzi, sacerdote italiano na Diocese de Campinas (SP), que estrutura sua obra entre perguntas e respostas, sendo direcionada à formação dos jovens sobre filosofia escolástica, como as aproximações entre a ciência experimental e o sistema filosófico moderno… (in file:///C:/Users/dell%201564-782/Downloads/00008270.pdf)

.

1960 • Padre Constantino Cardinalli

Padre Constantino Gardinali nasceu em Avanhandava, interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1931. Filho de José Gardinali e Filomena Gardinali, que sempre apoiaram o filho a entrar para a vida religiosa, desejo que possuía desde pequeno. Constantino ingressou no Seminário Menor Diocesano de Campinas em 1945, onde fez seus estudos preparatórios. Entre 1953 e 1958 estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Olinda em Pernambuco. Por fim completou o curso de Teologia no Seminário de Campinas. Seu esforço foi recompensado em 05 de abril de 1959 quando foi ordenado sacerdote por Dom Paulo de Tarso Campos, arcebispo da Arquidiocese de Campinas, em cerimônia realizada na Igreja Nossa Senhora da Dores, hoje Catedral de Limeira; e nomeado Pároco em Sant’Ana Sousas, em 1960.

 

1964 • Padre Synval Francioso

Nasceu em Mogi Mirim (SP) no dia 10 de maio de 1937. Sua ordenação foi no dia 1º de dezembro de 1963. Assumiu a Paróquia Sant’Ana – Sousas, em 1964. Em 28/5/1971; assumiu a Paróquia Santa Rita de Cássia (Limeira). Já como emérito, faleceu na manhã do dia 02/01/2018, no Hospital Unimed, em Limeira.

. As fotos abaixo, do Pe Synval, foram fornecidas pelo Pe. Edson Pianca – Pároco, da Paróquia Santa Rita de Cássia – Limeira. Não estão em sequência cronológica…

       

 

 

1971 • Padre António Janoní

.

2002 • Padre Mauro Sérgio de Oliveira

http://nossasenhorasousas.blogspot.com/2011/01/nossos-pastores.html

.

2004 • Padre Roberto Lourenço Fransolin (Monsenhor a partir de Setembro 2010)

Pároco da Paróquia Santa Isabel – Barão Geraldo (Campinas) e vigário forâneo da Forania Santa Terezinha do Menino Jesus, Barão Geraldo e Paulínia.

Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin nasceu no dia 19 de março de 1955, na cidade de Londrina, PR, filho de João Fransolin e Oraide Lourenço Fransolin ( in memoriam). Tem mais quatro irmãos e três irmãs. Cursou o ensino Médio no Seminário Xaveriano das Missões, em Jaguapitã, PR, de 1969 a 1971; o Colegial no Colégio Marista, em Londrina, PR, de 1972 a 1974; Filosofia na Pontifícia Universidade Católica, em Curitiba, PR, 1979; Teologia no Studium Theologicum – Claretianos, em Curitiba, PR, 1983. Fez mestrado em Teologia Dogmática com concentração em Missiologia Faculdade Assunção do Ipiranga FAI –São Paulo 1988-1989. Fez o Curso “Pastoral Couciling and Spirituality”, em 1990, na South Orange University, NJ, USA. Foi Ordenado Diácono no dia 20 de março de 1983, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, PR, por Dom Albano Bortoletto Cavallin. A Ordenação Presbiteral foi no dia 03 de setembro de 1983, na Paróquia Santo Antônio, em Cambé, PR, por Dom Geraldo Majella Agnelo. Foi nomeado, no dia 15 de dezembro de 1983, como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen, em Campinas, administrada pelos Padres Xaverianos, e Vice-Reitor do Seminário de Teologia. No período de janeiro de 1985 a janeiro de 1987 foi Reitor de Filosofia, Administrador e Promotor Vocacional dos Missionários Xaverianos e Pároco a Paróquia São José Operário, em Curitiba, PR. No período de setembro a dezembro de 1991 foi Vice-Reitor de Teologia e Ecônomo da Comunidade Internacional dos Xaverianos, em Chicago, USA. Fez uma experiência missionária, por um ano, em Serra Leoa, na África, como Vigário Paroquial em Freetown- capital daquele país, Retornou ao Brasil e foi nomeado em 1º de junho de 1993 como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen, em Campinas. Permaneceu em Campinas até 1998, quando foi para São Paulo como Vice-Provincial e, depois, Provincial da Congregação dos Padres Xaverianos. No ano 200 fez o Curso de Atualização na Itália. Em 2001, foi representante do Brasil no Capítulo Geral dos Xaverianos, em Guadalajara, México, por um período de três meses. De 2001 a 2003 foi Pároco da Paróquia Bom Pastor, em Curitiba, PR. Em virtude de haver exercido o maior tempo do ministério presbiteral na Arquidiocese de Campinas e ter estabelecido vínculos fortes de amizade com o clero, solicitou a Dom Gilberto Pereira Lopes autorização para um período de experiência. Foi nomeado, então, em 26 de fevereiro de 2004, como Administrador Paroquial da Paróquia Sant’Ana, em Sousas. Foi vigário Forânio da Forania Nossa Sra. Aparecida por um triênio. No dia 24 de janeiro de 2007 foi nomeado por Dom Bruno Gamberini como Assessor Episcopal para o Diaconato Permanente da Arquidiocese de Campinas. Recebeu, em 29 de março de 2007, o Decreto de Incardinação na Arquidiocese de Campinas, da Congregação dos Missionários Xaverianos. Foi Coordenador da Região Pastoral Campinas no período de 2009 a 2011. Recebeu o Título de Cidadão Campineiro, na Paróquia Sant’Ana, em Sousas, no dia 21 de maio de 2010. No dia 1º de setembro de 2010 foi nomeado Ecônomo e Procurador Geral da Arquidiocese de Campinas e, em 05 de janeiro de 2010, como Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Campinas, cargos que exerce atá hoje. É, também, membro Colégio dos Consultores. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania Santa Terezinha do Menino Jesus, Barão Geraldo e Paulínia.

Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin

.

2011 • Padre Paulo Roberto Emiliano (04/02/2011)

 

  • Padre Paulo Roberto Emiliano nasceu no dia 25 de janeiro de 1972, em São José do Rio Pardo, SP, filho de Antonio Emiliano e Vita Maria dos Santos Emiliano. Fez o Curso primário na Escola Procópio Ferreira, em Campinas, de 1979 a 1983; e Escola Júlio Mesquita, de 1984 a 1999. Curso ginasial na Escola Carlos Gomes (1ª série), de 1990 a 1991; Escola Inter-congregacional e de 1992 no Seminário Paulino, Caxias do Sul, RS (2ª série); Escola “Humberto Piva”, 1993, em Pedreira, SP. De 1994 a 2000, Filosofia e Teologia na PUC-Campinas. De 1996 a 1998, Curso de Espanhol na Escola CCAA em Campinas. Recebeu a ordenação diaconal no dia 03 de agosto de 2001, na Matriz Santo Cura D’Ars, em Campinas, pelas mãos de Dom Luiz Antonio Guedes, Bispo Auxiliar de Campinas. Como Diácono serviu na Paróquia Sagrada Família, em Campinas, de 14 de agosto de 2001 a 16 de janeiro de 2002. Foi ordenado Presbítero no dia 21 de dezembro de 2001, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Gilberto Pereira Lopes. Seu lema de ordenação é “Semear e seguir o Bom Pastor”(CF. Jo 10). No dia 31 de janeiro de 2002 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, onde permaneceu até o dia 18 de fevereiro de 2003, quando foi nomeado Pároco da Paróquia São Geraldo Magela. No período de três meses no  ano de 2011,foi colaborador da Rádio Brasil AM 120 khz, em Campinas.SP, quando a mesma passou ser da Arquidiocese de Campinas, co um grande esforço de Dom Bruno e seus assessores, atuando como um dos apresentadores do Programa “Povo de Deus”. Desde o ano de 2009, é um dos articulistas do Jornal Correio Popular , na cidade de Campinas.SP, escrevendo uma vez ao mês, junto com outros padres, a pedido de Dom Bruno Gamberini, substituindo o então padre Pedro Carlos Cipolini, que se tornou Bispo da Diocese de Amparo.SP. Foi Vigário Forâneo da Forania Bom Pastor, no período de 02 de janeiro de 2008 a 05 de janeiro de 2011, quando foi nomeado Pároco da Paróquia Sant’Ana, por Dom Bruno Gamberini, em Sousas, tomando posse no dia 04 de fevereiro. Foi Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora Aparecida, nos anos de 2013 a 2015, substituindo o Pe. João Augusto Piazza. Após seis anos atuando nos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Indaiatuba.SP, por Dom Airton José dos Santos, onde tomou posse no dia 26/02/2017, na Comunidade Santa Maria Goretti. No dia 16 de dezembro 2019 foi nomeado vigário forâneo da Forania São José de Anchieta, Indaiatuba e Elias Fausto.
  • http://arquidiocesecampinas.com/clero/padre-paulo-roberto-emiliano/

.

2017 • Padre Marco Antonio Amstalden

Data de Nascimento: 16/06/1968
Ordenação Diaconal: 20/12/2009
Ordenação Presbiteral: 04/06/2010

Padre Marco Antônio Amstalden é filho de Benedicto Amstalden (in memoriam) e Maria Conceição Ferraz Amstalden (in memoriam). Nasceu em Piracicaba, no dia 16 de junho de 1968 e tem mais três irmãos: Francisco, Paulo e Nazaré.

Realizou seus estudos nas escolas estaduais em Piracicaba: Barão do Rio Branco, Dr. Jorge Coury, Prof. Augusto Saes, Prof. Sud Menucci e Colégio Piracicabano (particular). Estudou iniciação musical e violoncelo na Escola de Música de Piracicaba bem como participou do Coral Infanto Juvenil da mesma escola.

De família tradicionalmente católica, foi batizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piracicaba, onde recebeu todos os sacramentos da iniciação cristã. Nesta mesma paróquia seus pais receberam o matrimônio. Por isso sua formação cristã se deu no ambiente franciscano capuchinho. A sua vida desde a infância foi marcada fortemente por duas realidades: a Igreja e a Música. Ao participar das Missas na paróquia estava sempre atento ao rito litúrgico, desejoso por entender tudo aquilo que se celebrava. Ficava sempre impressionado com as cerimônias da Semana Santa. Por outro lado, também o canto litúrgico lhe chamava muito a atenção juntamente com o grande órgão de tubos que era executado nas grandes Missas solenes.

Ainda dentro da mesma paróquia, aos 10 anos de idade passou a residir próximo da comunidade do Lar Franciscano de Menores. Nesta comunidade atuou por dez anos participando da vida sacramental, da catequese para a primeira eucaristia e crisma juntamente com equipes de canto litúrgico. Na convivência franciscana participou por vários anos de encontros vocacionais que eram realizados pelo secretariado vocacional dos frades capuchinhos em Piracicaba. Após estes encontros, fez uma experiência vocacional por um ano (1989) com os capuchinhos na cidade de Birigui, SP, morando na fraternidade Nossa Senhora de Fátima.

Ao final daquele ano, retornou a Piracicaba para o convívio familiar. Na tentativa de recomeçar a vida profissional, buscou junto aos salesianos um trabalho, quando foi convidado a realizar novamente uma experiência vocacional com os salesianos em uma de suas obras sociais. No início de 1990 mudou-se para a cidade de Sorocaba realizando ao longo daquele ano um trabalho junto à obra social PROSAM – Projeto Salesiano de Assistência ao Menor, além de participar das atividades da paróquia e do Colégio Salesiano São José.

No final de 1990, novamente deixou a experiência vocacional, voltando a Piracicaba. Em 1991 começou a trabalhar na Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP no setor cultural daquela instituição onde permaneceu até 2005. Nesta universidade realizou seus estudos de filosofia e participou ativamente de muitas atividades acadêmicas, culturais e ecumênicas junto aos metodistas.

Incentivado a estudar canto lírico, buscou desenvolver a técnica do canto para bem cantar. Assim, tanto em côro como solista, cantou em diversos recitais, concertos, corais e em diversas realidades chegando a cantar com o Madrigal UNIMEP diversas obras e a participar do Encontro Mundial de Corais Sacros na Suíça, em 1997. Ainda no campo artístico foi convidado a participar do Grupo Andaime de Teatro da UNIMEP auxiliando na parte musical. Com este mesmo grupo se apresentou na Itália (1999) onde se realizaram pesquisas sobre a montagem de uma nova peça que tratava da colonização dos tiroleses na cidade de Piracicaba. Assim, sua vida foi marcada fortemente pela fé e pela música.

Como salmista na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, sentiu novamente o desejo de retomar o caminho do sacerdócio. Olhando para as primeiras motivações vocacionais, buscou discernimento e orientação espiritual e ingressou em 2006 no Seminário da Imaculada de Teologia da Arquidiocese de Campinas, onde cursou Teologia na PUC-Campinas. No campo pastoral realizou trabalhos nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio, em Monte Mor, e Santo Cura D’Ars, em Campinas.

Foi ordenado Diácono no dia 20 de dezembro de 2009, por Dom Bruno Gamberini, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas. Neste dia foi nomeado para a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Sumaré.

No dia 04 de junho de 2010, pela imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini, foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Campinas, na Igreja Divino Salvador, em Campinas.

Foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São Marcos, O Evangelista, em Campinas, no dia 05 de janeiro de 2011. Em 2013 foi nomeado Pároco da mesma Paróquia.

Em 26/2/2017, tomou posse como Pároco da Paróquia Sant’Ana, que abrange os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, e respectivas áreas de chácaras, condomínios e fazendas.

(Fonte: http://arquidiocesecampinas.com/clero/padre-marco-antonio-amstalden, acessado aos 3/3/2017)

 

 .

2022 • Padre Paulo Cesar Gonçalves Ferreira

Data de Nascimento: 11/08/1967
Ordenação Diaconal: 27/01/1998
Ordenação Presbiteral: 16/08/1998

Padre Paulo César Gonçalves Ferreira nasceu no dia 11 de agosto de 1967, em Sumaré, SP, filho de Osvaldo Gonçalves Ferreira e Alaide Godinio Ferreira.

Cursou o primário e o ginasial na EEPG Barão de “Ataliba Nogueira” em Campinas; o colegial na EEPSG “Miguel Vicente Cury”; Filosofia e Teologia na PUC-Campinas, de 1992 a 1997.

Recebeu a ordenação diaconal e o Uso de Ordens no dia 27 de janeiro de 1998, para exercer o ministério diaconal na Paróquia Sant’Ana, em Sumaré.

Foi ordenado Presbítero no dia 16 de agosto de 1998, na Matriz de Sant´Ana, em Sumaré, SP, por Dom Gilberto Pereira Lopes.

No dia 1º de setembro de 1998 foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sumaré, onde permaneceu até o dia 06 de setembro de 2005, quando foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia.

Foi membro do Colégio de Consultores e é Vigário Forâneo da Forania Cristo Rei desde 21 de novembro de 2003.

Foi nomeado Pároco da Paróquia Sant’Ana, em Sousas, por meio de: Chancelaria do Arcebispado. Comunicados Oficiais. Prot. 018/2021 -12/11/2021; Posse canônica na Paróquia Sant’Ana, em Sousas: 28/01/2022.

 

Fontes:

http://arquidiocesecampinas.com/clero/padre-paulo-cesar-goncalves-ferreira/, acessado aos 27/1/2022)

http://arquidiocesecampinas.com/dom-joao-inacio-muller-arcebispo-metropolitano-de-campinas-comunica-transferencias-e-novas-nomeacoes-para-o-ano-de-2022/

 

 

 

NOTA IMPORTANTE: As informações acima foram obtidas a partir publicações de domínio público. Em havendo imprecisões ou necessidade de complementar algum detalhe ou acrescentar informações pertinentes à proposta inicial do post, solicitamos a gentileza de utilizar o canal de nosso CONTATO, para as providências adequadas.

 

 

Nota: As i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *