A Paróquia
subpáginas
Capela São Sebastião
Localizada à Rua Maneco Rosa, s/n em frente à sub-prefeitura de Sousas, é a mais antiga da região.
Estamos levantando os dados para atualizar este espaço. Aguardem!
Um pouco da história de S Sebastião e sua Oração poderosa, e algumas fotos da Capela…
Um pouco da História
Oração a São Sebastião
São Sebastião, mártir, seguidor de Jesus, pedimos sua intercessão para que todas as pessoas desta cidade sejam abençoadas e ajudadas em qualquer momento de aflição.
Vós, que sois protetor contra as doenças contagiosas, intercede junto ao nosso Salvador, Jesus Cristo, para livrar-nos também desse mal.
Pedimos também, sua intercessão de modo especial, por uma situação que nos preocupa, e por uma pessoa muito querida (pensar ou dizer a situação e/ou o nome da pessoa), para que possamos dar graças a Deus, na simplicidade e na alegria de seu coração.
São Sebastião, intercede no amparo aos menores abandonados, aos desamparados, desempregados, doentes e enfermos, livrando a todos de qualquer tipo de mal: chacinas, drogas, assaltos, desesperos, das várias formas de violência, da falta de fé…
Intercede, igualmente, para livrar a todos nós da ganância, da soberba, do orgulho, do desânimo e da depressão, para que, assim, livres, possamos nos dedicar ao bem dos nossos irmãos mais necessitados, hoje e sempre!
São Sebastião! Rogai por todos nós!
Amém!
Significado das flechas cravadas em seu corpo:
No braço: para não executar as obras de caridade
Nas pernas: para não prosseguir o caminho da justiça
No ventre: cria-se que no ventre morava parte da vida… queriam destruí-lo
No peito (esquerdo): cria-se que no coração (timo) morava a alma e o espírito… queriam matar a alma e o espírito, portanto a fé, a crença cristã…
Algumas fotos recentes
Veja algumas fotos recebidas dos amigos…
.
Capela de Santa Cruz
Construída no início do século XX em atenção à promessa de dona Carolina Fornazari, com doações da comunidade, em terreno que na época pertencia a Amador Nóbrega e Irmãos, e que foi doado para aquele fim. Reformada muitos anos depois por Alice Maria Trevisani Pedroso, Yolanda Trevisani e Cleule Apparecida Bernardo, é muito bem conservada pela Família Trevisani Bernardo.
Situada à Rua dos Expedicionários, 875 (Sousas). Foi tombada no ano de 2002. Recentemente, de modo inesperado e unilateralmente e de modo monocrático, sem respeitar a devoção e a fé das pessoas, o local foi fechado e impedido o acesso. Inclusive, todos os objetos litúrgicos ali instados durante dezenas de anos, estão represados por tal ação, sem que a Igreja possa reavê-los tendo em vista a ação realizada sem levar em consideração diversos fatores… Assim, as fotos e informações aqui contidas anteriormente, foram excluídas. E, se alguém desejar obter informações mais detalhadas, deve procurar aquela família que procedeu à lacração daquela forma(!!!)…
.
.
Capela Santa Rita de Cássia
Como tudo começou?
Idealizada por um grupo de 15 sócios do Clube de Campo Irapuã conhecidos como “Andarilhos do Irapuã”, que inspirados por um dos membros que toda vez que por ali passava, cantava o hino em louvor a Santa Rita. A Capela foi erguida graças a colaboração de inúmeros voluntários e inaugurada em 1988 com a oração do Santo Terço, em frente à capela, perdurando até novembro de 1998.
Como nasceu a Turma do Zagaia?
A turma nasceu espontaneamente no início da década de 1990 entre os amigos e devotos de Santa Rita de Cássia. Essa turma passou a zelar pela manutenção de seu belo entorno e até hoje se reúnem aos domingos pela manhã para tal função. São eles que carinhosamente auxiliam a Comunidde de São Joaquim/São Roque, na organização das Missas.
Um momento muito especial: “A primeira Santa Missa” campal.
A pedido da Turma do Zagaia em 22/05/1999, o Pe. Paschoal Brazilino Canôas presidiu a celebração da primeira de muitas Santas Missas. E, para que fosse lembrada de forma significativa foram plantadas naquela data duas mudas de árvores: Mirindiba Rosa e Pau Ferro que hoje ajudam a compor o verde exuberante do local.
Quando são celebradas as Santas Missas?
São celebradas em um cenário encantador. Inicialmente apenas no mês de maio sendo que, a partir de 2001 passou-se a celebrar também em novembro; sempre no terceiro domingo dos meses de Maio (mês em que se celebra o dia de Santa Rita de Cássia) e novembro (mês da inauguração da Capela).
São incontáveis as bênçãos se recebe entre o arvoredo e o ribeirão, entre o canto dos pássaros e o piso de terra.
São momentos de rara beleza, alegria e cor, quando as rosas são erguidas para serem abençoadas pelo padre.
A imagem peregrina de Santa Rita
A cada Santa Missa a imagem de Santa Rita, conhecida como advogada das causas impossíveis é entregue para uma família que necessita de sua intercessão, seja por motivo de saúde ou outra
necessidade e ali permanece por seis meses, marcando sua presença, exalando seu perfume, ouvindo as preces e entregando-as a Jesus. Ela é trazida na missa vindoura, por corações gratos acompanhada de um buquê de rosas vermelhas que é sua identidade e entregue para outra família que recebe a amiga:
Santa Rita com esperança e fé. Nestes meses Santa Rita deixa seu exemplo de esposa, mãe e religiosa em sua peregrinação.
.
Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Localizada no Restaurante Fogão Mineiro, consequencia da devoção da Mãe do Pedro… Veja algumas fotos da Capela:
.
Capela de Sant’Ana – Fazenda Capoeira Grande
Nossa Pastoral avança também para área rural…
Veja alguns detalhes na Fazenda Capoeira Grande…
Fieis com vida oracional, compenetrados, devotos, aplicados e solícitos… Verdadeiros Cristãos que não louva apenas com palavras, mas com gestos e de modo aplicado… O Reino dos Céus é vivo entre eles…
Crucifixo e Dispensário para Água Benta |
Altar Mor, dedicado a Senhora Sant’Ana |
Oratório |
Oratório |
Oratório |
Oratório |
Oratório |
Oratório ao fundo, e Pia Batismal |