(BREVE RESUMO)
Santo Antonio nasceu em Lisboa, no ano de 1195 e morreu nos arredores da cidade de Pádua, Itália, em 1231, com 36 anos. No Batismo recebeu o nome de Fernando de Bulhões e y Taveira de Azevedo. Ainda jovem ingressou na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra, onde foi também ordenado sacerdote.
Alguns anos depois de sua ordenação, apareceram, em Portugal, os primeiros frades franciscanos que abriram um convento. Neste período São Francisco ainda vivia e no seu anseio apostólico de levar o Evangelho além fronteiras, havia mandado alguns frades ao Marrocos, alguns dos quais tinham sido martirizados pelos muçulmanos e cujos corpos foram levados para Portugal.
Envolvido por um grande ardor missionário, Antonio quis também ir ao Marrocos para anunciar a Palavra de Deus aos não cristãose, por isso quis entrar para a Ordem Franciscana. Após sua profissão religiosa nos franciscanos, foi enviado ao destino que queria, mas o navio em que estava foi levado por uma grande tempestade em direção àItália,na ilha da Sicília, tomando o rumo de Assis,onde conheceu S. Francisco e obteve a autorização para pregar, por ser Antonio conhecedor das Sagradas Escrituras e Teologia. Por isso, Santo Antonio fez da pregação itinerante o principal apostolado.
Numa época em que a doutrina da Igreja católica era constantemente ameaçada por várias heresias dos Cátaros e Albigenses, o trabalho de Santo Antonio foi de grande importânciapois ia ao encontro das pessoas onde as heresias mais proliferavam. Com 26 anos de idade, tinha já uma função de liderança na Ordem. Como era um ser humano de oração, grande passou a ser sua fama de santidade e atenção para com as pessoas e para com os pobres que vinham ao seu encontro para bênçãos, orações, conselhos. Muitos são os sinais prodigiosos que o acompanharam que nos levam a acreditar na força de Deus que atua pela oração, pelo testemunho de cada pessoa fiel às experiências de Jesus Ressuscitado manifestadas de diversas formas.
Morreu no dia 13/06/1231, com 36 anos de idade como alguém que até hoje é representadocomo pessoa próxima de Deus, fiel à sua consagração e desapegado das coisas materiais. Até hoje, tanto em Pádua como em Lisboa, o exemplo de santo Antonio ainda atrai muitos peregrinos e devotos que, ao verificarem sua vida e os milagres, se aproximam de Deus, repensam sua vida e se propõem a algo novo. Dentre tantos milagres conhecidos, os que mais de destacam, através de escritos de vários autores,são o da Eucaristia, da Pregação aos Peixes. A partir de sua caridade para com os pobres, surge a devoção da bênção e distribuição dos pães de Santo Antonio que nasceu a partir da vida do Santo, mais difundida por pessoas que obtiveram graças pela intercessãode Santo Antonio e que se dispuseram a doar e distribuir. Que a vida deste Santo nos inspire a gestos de amor e serviço e ter a Palavra de Deus como luz a iluminar os caminhos de nossas famílias, comunidades e todas as instâncias. Que o exemplo de fé , coragem e ousadia deste Santo nos leve a trabalhar por uma sociedade mais de acordo com o Evangelho de Jesus.
SANTO ANTONIO, ROGAI POR NÓS!
Pe. Paulo Emiliano -Pároco
Paróquia Sant´Ana – Sousas – Arquidiocese de Campinas-SP
(Fonte: “O Santo do Dia” – D. Servílio Conti, IMC – Ed. Vozes. 1995)