Paróquia Sant'Ana Sousas
Paróquia

Sant'Ana Sousas

Coro Sant’Ana

Veja nestes links alguns momentos do Coro Sant’Ana

coro-santana

História do Coro Sant’Ana

Para a criação e estabelecimento do coro Sant’Ana, foi fundamental a vontade de unir as vozes (e sempre boas vozes!) das comunidades integrantes de nossa paróquia.

O Coro Sant’Ana nasceu em 1º de dezembro de 2008 com a reunião das comunidades da Paróquia Sant’Ana para o canto da celebração da Missa da Noite do Natal do mesmo ano. Os cantores se reuniuniram e, devido ao volume de integrantes e ao “bom som” produzido pela união das vozes, o resultado não poderia ser outro: todos se convenceram de que nosso grupo já era um coro em potencial. Mais ensaios foram realizados, com divisão e classificação das vozes. A estréia do coro aconteceu no dia 24 dezembro de 2008 na Comunidade Sant’Ana de Sousas, na Missa da Noite do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 21:00. Essa primeira apresentação do grupo foi muito festejada por toda a comunidade, sendo muito elogiada pelo então pároco e caindo nas graças do povo que estava presente. Depois disso, o grupo se sentiu muito motivado a continuar seus ensaios, se preparando fortemente para as celebrações paroquiais subsequentes.

A grande devoção à nossa padroeira e a vontade de servir às principais celebrações litúrgicas da paróquia levou o grupo a escolher o nome “Coro Sant’Ana”.

O Coro Sant’Ana conta com alguns integrantes do extinto Coral Opus XIII. Uma de suas mais ilustres integrantes era a cantora Lúcia Trajano, contralto competentíssima; infelizmente a Lúcia já não está entre nós, mas deve estar alegrando os céus junto ao coro dos anjos.

O nosso Coro possui os seguintes objetivos básicos:
1) Cantar a liturgia das principais celebrações Litúrgicas da paróquia Sant’Ana;
2) Ser meio de divulgação da música sacra;
3) Atender a outras paróquias que solicitem nossos serviços.

O Coro Sant’Ana privilegia sempre a participação do povo e utiliza músicas propícias e com tonalidades adequadas que estimulam essa participação dos fiéis ao canto. O povo sempre demonstra grande apreço pelo coro e incentiva nossa participação nas celebrações diversas. Dessa forma, o nosso coro vem atuando em diversas ocasiões, principalmente:

O Coro Sant’Ana também atua em diversas outras ocasiões, como apresentação de músicas natalinas e participações em diversas comunidades externas à Paróquia Sant’Ana, Missas de ordenações diaconais, Missas em louvor a padroeiros, Missas junto a famílias enlutadas, aniversários de instituições, além de outras ocasiões especiais.

O grupo se fortaleceu muito e possui constância de ensaios, o que leva a crescente amadurecimento vocal de seus elementos, além de ser um ambiente de convívio social e religioso importante. Clima de amizade, oração e respeito permeiam nossos encontros e ajudam a fortaceler o nosso vínculo.

Do ponto de vista técnico, o grupo é um coro de câmara a vozes mistas, o que é muito adequado para a realização de seus propósitos. Os atuais componentes do nosso coro são:

Sopranos:
Ana Carolina Staiger Ruffi
Dalva Gazola Dotta
Fatima Ap. Rodrigues Marta
Gabriela Ferraroni Arcifa
Ida Tomazin
Juliana Patete
Marlene Pierozzi Netto
Maria Helena Cremasco
Monica Sandoval Barbosa

Meso Sopranos/Contraltos:
Adelaide dos Santos
Ana Cavalheri Beltramelli
Antonia Ap. Ferreira Alves
Maisa Sandoval Zagria
Marcela Regina Sales
Márcia Ap. Zagria
Maria Ap. Hespanholeto Sales
Mércia B. de Carvalho Tresoldi
Miriam Amin Teixeira Pinto
Teresinha Cavalheri Dal Porto

Tenores:
Luiz Ademir Marcon
José Aparecido Marta
José Pedroso Filho
Renato Felix da Silva
Rodrigo de Carvalho Tresoldi
Sidney Arcifa

Baixos/Barítonos
Edson Carlos Gabriel
Francisco Reynol de Carvalho
Raul Tresoldi
Thiago Henrique da Silva
Valdir Grilo

Regente e organista: Mário Roberto Maróstica Junior
Contato: mmarostica@gmail.com; (19) 3258-2263. Se preferir envie sua mensagem à Secretaria Paroquial