Paróquia Sant'Ana Sousas
Paróquia

Sant'Ana Sousas

Férias e festas

festa-feriasO sétimo mês do ano se apresenta como um período de necessário descanso para jovens e adultos, com a possibilidade de quebra da massacrante rotina que a todos envolve. O clima frio, acompanhado de um roteiro que permite apreciar um bom livro, visitar familiares e amigos, conhecer novos lugares é uma ótima oportunidade de se propor algo novo.

Neste período, verifica-se a continuidade de algumas festas e quermesses que lembram alguns santos e permitem o encontro, a alegria, o saborear frutos da terra e a alegre convivência nos grandes centros urbanos e rurais, cada um à sua maneira.

Destaca-se assim a bonita festa da nova Paróquia Santa Paulina, na região do Parque Xangrilá, divisa com a cidade de Jaguariúna-SP. Desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sua Matriz no Jardim Míriam, a 100ª paróquia da Arquidiocese de Campinas, formada por um povo alegre, disposto e de muita fé, foi criada na fria manhã do dia de sua padroeira, 9 de julho.

Na data em que se lembra a Revolução de 1932, quando o Estado de São Paulo exigia um cumprimento justo das leis do país, sem benefícios particulares, o exemplo de Madre Paulina, que tudo deixou para assistir a pobres e enfermos em uma vida regada a oração, trabalho e muita esperança, continua a inspirar homens e mulheres de boa vontade que conseguiram aquecer aquela alegre manhã de inverno. O clima de festa e agradecimento por mais um território onde se possibilita uma melhor articulação pastoral em torno do Evangelho predominou ao longo de todo o evento.

Na dimensão familiar, o Dia dos Avós em 26 de julho, lembra Sant´Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, pais da Virgem Maria. Em um contexto onde prevalece o ter e a agilidade no realizar as várias tarefas do agitado cotidiano, a figura dos avós se mostra como um olhar atento para que se aprenda e valorize aqueles que tanto fizeram para a educação dos filhos e que hoje contribuem de muitas maneiras com os filhos de seus filhos. Assim, idosos são como crianças que nasceram há muito tempo e que precisam de cuidados e atenção específicos, como forma de retribuir pelo muito que fizeram e ainda fazem em um novo ritmo de vida.

A devoção a Sant´Ana e São Joaquim, presente em várias Paróquias de nossa região, quer ser um sinal de luz e esperança para o cultivo dos valores familiares, do cuidado e da tolerância nas relações humanas, apontando para o serviço generoso aos demais. Nunca foi tão oportuno lembrar de se colocar no lugar do outro, nas palavras do próprio Jesus, Bom Pastor: “O que quereis que os outros vos façam, façam também a eles…”. No Distrito de Sousas, de maneira religiosa, cultural e dinâmica, celebra-se a ação de Deus na intercessão dos Avós de Jesus. Você e sua família estão convidados.  Consulte o site www.santanasousas.com.br   e conheça toda a programação da 83ª Festa de Sant´Ana.  Parabéns a todos os avós!

Pe. Paulo Emiliano – Paróquia Sant´Ana – Sousas – Campinas/SP

e-mail: santanasousas@arquidiocesecampinas.com

Gostou? Deixe seu comentário.

*
*

« Artigo Anterior

São Camilo de Lellis

Próximo Artigo »

Sant’Ana – Nossa Padroeira